Artroplastia do joelho ou colocação de próteses estão indicadas quando a cartilagem de revestimento articular gastou, perdendo a harmonia dos ossos, ligamentos e músculos adjacentes e já não há mais como controlar as dores.

A cartilagem serve para amortecer o impacto e por serem extremamente lisas, permite o deslizamento com o menor atrito possível entre os ossos (fêmur, tíbia e patela).

Antes de realizar a artroplastia necessitamos esgotar todas as alternativas de tratamento conservador, como fisioterapia, analgésicos, condroprotetores (orais e intrarticular), acupuntura, RPG. Após todas as formas terapêuticas implementadas falharem, indico a artroplastia.

Por quê? Trata-se de cirurgia de grande porte, normalmente os clientes são idosos, onde se expõe toda a articulação, recorta os ossos através de moldes para poder recapá-los com os componentes da prótese.

Todos devem ser submetidos a diversos exames pré operatórios e cardiológicos, além de avaliações de especialistas para minimizar os riscos pós
operatórios.

Tenho utilizado a prótese total de joelho Medial Pivot da Wright Medical, por ser mais anatômica, levando em conta que o joelho não se move como uma dobradiça, e sim, um complexo movimento de flexão, translação e rotação externa.